Qual diferença entre Prata 950 e Prata 925?
É simples! A Prata 925 possui em sua composição a fundição de 92,5% de Prata pura mais 7,5% de outros metais, como o Cobre ou o Latão. Já a Prata 950 possui 95% de Prata pura e 5% de outros metais.
Aos olhos de quem não entende muito do assunto, a maior diferença entre um tipo do outro é que, por ser mais pura, a Prata 950 tende a escurecer um pouquinho mais que a 925. Uma reação completamente natural e que pode ser facilmente solucionada com o uso da Flanela Mágica – um produto incrível para deixar suas joias em Prata brilhando mais do que nunca.
O que significa o termo “Prata de Lei”?
A Prata de Lei recebe esse nome graças a uma lei portuguesa do século XV. A lei previa que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza em sua constituição final. Isso, a fim de prevenir uma mistura com materiais menos nobres, diminuindo seu valor.
Qual a diferença entre “Prata Envelhecida” e “Prata Branca”?
Aqui está uma dúvida muito frequente de vocês! Antigamente era muito comum ver joias de Prata com acabamento envelhecido e quase não víamos a “prata branca” sendo comercializada no mercado de joias. Atualmente isso mudou! Devido ao mercado da moda estar em constante atualização, a prata branca começou a ser utilizada na fabricação de joias. Hoje vemos uma variedade de joias com esse tipo de acabamento que veio pra ficar!
Mas qual a diferença entre o acabamento envelhecido e a branco?
As duas na sua composição interna são de prata de lei, porém no acabamento da joia, a joia de prata envelhecida leva um pigmento nos cantinhos que escurecem a joia e nos centros da peça é feito um polimento. Esse tipo de acabamento é feito geralmente em joias com desenhos, pois ressaltam os detalhes, identificando melhor o desenho.
Já a Prata branca, além do polimento, leva-se um banho de prata pura, o que faz a joia ficar bem clarinha, pois a prata na sua naturalidade tem um tom claro e brilhante.
Joia de Prata escurece?
Sim, joia de prata escurece!
O escurecimento da prata é um processo natural de oxidação. Se sua joia é de prata ela vai escurecer sim, mas fique tranquila que esse processo é totalmente reversível.
A Prata é um metal que reage à determinados gases que existem no ambiente ocasionando uma camada escura por cima da prata. Essa camada escura se chama Sulfeto de Prata.
O sulfeto de prata é originado quando entra contato com o Dióxido de Carbono (encontrado no ar devido à queima de combustíveis) e o Ácido Sulfídrico (encontrado no ar devido a putrefação de matéria orgânica). O suor também pode ajudar no escurecimento de sua joia devido aos sais minerais.
*Mas a boa notícia é que essa camada é totalmente removível, ela não altera em nada a integridade da sua joia, sendo somente uma “capa” que se forma no exterior da joia de prata.
O uso diário de suas joias causará o escurecimento das mesmas, por conta desses gases que estão presentes no ar. Mesmo que você utilize pouco suas joias, caso você não as limpe antes de guardar o processo de escurecimento devido a poluição vai ocorrer.
Existem casos em que a joia foi limpa corretamente, mas não foi guardada de forma correta. Nesses casos a joia pode demonstrar um aspecto avermelhado, o que é comum também, e o procedimento de limpeza será necessário para remover essa camada.
Como faço para guardar minhas joias de Prata?
O ideal após fazer a limpeza de suas joias é guarda-las no local apropriado, como um porta joias, saquinho de veludo ou até mesmo saquinhos plásticos. O importante é não as deixar expostas ao ar para não ocorrer o escurecimento das peças.
Quanto mais delicada a joia, maior a facilidade de escurecer devido ao “corpo” da joia ser menor.
Fazer a limpeza das correntes com frequência é recomendável para mantê-las sempre brilhando, principalmente se a corrente for fina.
Posso tomar banho com minha joia de Prata?
Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.
Posso entrar no mar com minha joia de prata?
Pode sim. Contando que você faça a lavagem da sua joia após chegar da praia. Pode ser no chuveiro mesmo, apenas retire o resíduo de sal da joia pois pode ocasionar a oxidação da mesma.
Como limpar joias de prata?
Limpeza com a flanela mágica
A flanela mágica possui agentes que auxiliam na limpeza das joias.
Para realizar a limpeza com a flanela magica, basta esfrega-la sobre as joias
Ela dura de 4 a 6 meses, dependendo da frequência de uso. Quando você observar que ele não está removendo a camada escura está na hora de trocar.
Não lave o pano mágico pois ao lavá-lo você removerá o material que faz a limpeza da prata.
Limpeza com limpa prata Monzi –
Para fazer a limpeza com limpa prata você precisará de:
Jogue uma pequena porção do Limpa Prata Monzi no recipiente;
1- Coloque suas joias e deixe agir por 10 segundos ou até ver o auto brilho surgindo. (Não deixar mais que 30 segundos);
2- Lave suas peças em água corrente e as esfregue com sabão de coco;
3- Lave novamente e seque em uma toalha ou use o secador de cabelos.
IMPORTANTE LEMBRAR
Não deixe sua joia muito tempo em contato com o limpa prata Monzi, pois ela pode oxidar ou ficar opaca.
Todo residuo do Limpa prata deve ser removido, ele é um ácido e pode oxidar a sua joia se não for removido corretamente.
Cada pessoa tem sua individualidade e a Kamaria vai ajudar você a expressar a sua! Somos uma joalheria especializada em prata de lei.